terça-feira, 22 de maio de 2012

O que é rinite?

Se você não tem, com certeza conhece alguém que tenha rinite, é provável que já esteja familiarizado com as causas e os sintomas dessa doença, mas é sempre bom aprender um pouco mais sobre o assunto.

Você pode fazer um diagnóstico rápido da doença caso apresente: espirros sucessíveis, principalmente pela manhã, se ficar irritado com coceira no céu da boca, nariz e olhos, se seu olfato estiver ruim, se seu nariz ficar obstruído e escorrer, além de dores de cabeça juntamente com outros sintoma semelhantes.  

 O que é? 

É a inflamação da mucosa que reveste o nariz. É muito comum que seja deflagrada por uma alergia: o organismo encara moléculas presentes na poeira e no mofo, que contém bactérias, fungos e ácaros e não demora a disparar o que se chama de cascata inflamatória. 

Como não é possível eliminar completamente aqueles elementos que atiçam as defesas do corpo, o nariz torna-se uma região constantemente inflamada. Existem vários tipos de rinite, dentre eles: rinite medicamentosa, rinite irritativa, rinite vasomotora e, a que mais atinge as pessoas, rinite alérgica. A maioria tem cura e todas têm tratamento, seus sintomas são parecidos mudando apenas o estado, fator e tempo de duração de cada uma.

Tratamento: A rinite alérgica exige paciência. É possível lançar mão de medicamentos antialérgicos, mas manter o ambiente sempre limpo e arejado é essencial para controlar o problema.

No caso das bacterianas e das virais, o mais comum é que o quadro evolua, levando a outros tipos de inflamação, como sinusite ou otite. Aí o tratamento será específico para essas manifestações.

O tratamento preventivo com medicamentos deve ser prescrito por um especialista.
tratamento da rinite deve ser prescrito por um  médico, e inclui medicamentos antialérgico, descongestionantes, analgésicos, antitérmicos, antiinflamatórios e antibióticos. Em alguns casos extremos, é necessária a incisão cirúrgica.

Prevenção 
Faça sempre lavagens nasais com soro fisiológico ou soluções salinas vendidas em farmácias,

Evite locais pouco ventilados, onde há acúmulo de poeira e mofo e os ácaros.

Produtos de limpeza: use aqueles que não fazem mal.

Use perfumes que não causam alergia ou não use perfume.

Evite substâncias em sprays.

Use máscara para fazer faxina ou deixe alguém que não tenha alergia fazê-la por você.

Se possível, ninguém na casa deve fumar.

Evite contato com substâncias que tenham cheiro forte (tintas, querosene etc.).
O nariz, como parte superior do trato respiratório, é um condicionador de ar para os pulmões. 

O funcionamento adequado do nariz é essencial para a manutenção das funções dos pulmões. Em resumo, a rinite não mata, mas... maltrata!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...